São Pedro da Aldeia é a cidade pioneira do Brasil a ter um acervo histórico dedicado exclusivamente à cultura do sal e das salinas, predominante na Região dos Lagos. Nesta terça-feira (30/05), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, abriu oficialmente o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, localizado no bairro Flexeira. O espaço é composto por uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal. A visitação é gratuita, de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h.

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel, agradeceu aos presentes e a família Mattos. “Eu fico muito feliz em entregar o Museu Regional do Sal para a população de toda a Região dos Lagos. São Pedro da Aldeia é uma cidade muito acolhedora, imagino o carinho que a família Mattos tem por essa casa e fico grato pela doação. Sei da importância que a atividade salineira teve para os municípios da Região, inclusive para a nossa cidade”, declarou.
O vice-prefeito, Julio Queiroz, agradeceu as presenças das autoridades. “Queria agradecer pelo enriquecimento cultural e histórico do nosso município. Aprendemos, hoje, a história do sal, assim como a da nossa cidade. Agradeço aos servidores envolvidos, que trabalharam arduamente na construção do Museu e às Secretarias competentes”, disse.
A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, gratificou o trabalho coletivo de toda a gestão para a abertura do Museu. “Quero agradecer a presença de cada pessoa que está aqui hoje e, também, reconhecer o esforço dos meus colegas por fazer este sonho tornar-se realidade. Fico grata ao prefeito Fábio do Pastel por me conceder essa oportunidade de fazer parte deste momento histórico para a nossa cidade”, afirmou.
