A sexta-feira (19/05) começou diferente para os moradores que visitaram a Feira Livre Municipal de São Pedro da Aldeia. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu uma ação de conscientização para marcar o mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conhecido como Maio Laranja. A iniciativa contou com a participação do Conselho Tutelar e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Durante o evento, a equipe técnica da Secretaria entregou panfletos informativos e esclareceu dúvidas da população em uma tenda montada próximo às barracas da feira. A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “Fomentar a ação do dia 18 de maio em um local onde a população aldeense frequenta é uma forma de trazer informação, garantindo, assim, o direito de nossas crianças de serem respeitadas em sua integralidade”, afirmou.
O presidente do Conselho Tutelar, Ubirajara Barenco, também esteve presente no evento, ao lado das conselheiras Marcia Amaral, Adriana Amarantes e Walkíria Vieira Fiuza. “É importante que as pessoas tenham conscientização e aprendam como fazer a denúncia, pois, o importante nestes casos, denunciar através do Disque 100. Também temos o plantão 24 horas do Conselho Tutelar, onde as pessoas poderão ligar a qualquer momento. Não precisa ter medo de nada, pois a denúncia é totalmente anônima”, destacou